2019 - Liga de Medicina Clínica - Universidade Federal do Ceará

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram - @lmcufc

Calos nas mãos

Um garoto de 15 anos é admitido instável no pronto socorro com uma arritmia (mostrada no ECG abaixo). Foi realizada a cardioversão com sucesso e ele foi encaminhado para a UTI pediátrica, para investigação, onde foi revelada uma alcalose metabólica hipoclorêmica e hipocalêmica. Um dos membros da equipe médica, enquanto considerava possíveis diagnósticos diferenciais, percebeu tal sinal no dorso da mão direita (vide imagem), o que levantou uma importante hipótese diagnóstica.

 

Qual o ritmo mostrado no ECG? Qual o nome deste sinal? Para qual diagnóstico ele aponta? Que outras complicações do quadro poderiam ter levado o paciente ao hospital?

 


caso 27.jpg

BULIMIA NERVOSA

 

          O sinal destacado na imagem é o Sinal de Russell, caracterizado por calos no dorso das mãos causados pelo atrito com os dentes ao induzir vômitos. A Bulimia é caracterizada por episódios de “binge” alimentar seguidos de comportamentos compensatórios para evitar o ganho de peso - como indução de vômitos, uso de diuréticos, laxantes, adesão a dietas extremas ou prática de exercícios extenuantes. É uma condição que acomete predominantemente mulheres jovens e muitas vezes aparece em associação com anorexia.

          Pacientes podem apresentar-se com baixo peso, como na anorexia, ou até mesmo com sobrepeso, devido os  “binges” episódicos, que podem ocorrer até várias vezes ao dia. Geralmente são alimentos facilmente ingeríveis e altamente calóricos e muitas vezes consumidos em segredo, visto que tais episódios provocam grande sentimento de culpa. O transtorno geralmente começa na adolescência e pode persistir por vários anos.

          No exame físico, além do sinal de Russell podemos encontrar erosões dentárias, hipertrofia das glândulas parótidas (pela grande quantidade de vômitos) e hemorroidas, em casos de abuso de laxantes.

          O paciente deve ser acompanhado em conjunto com psiquiatra e o tratamento baseia-se em antidepressivos (inibidores seletivos de recaptação de serotonina) e psicoterapia.

          O quadro pode complicar, vindo o paciente poder apresentar:

-    Dilatação gástrica

-    Pancreatite

-    Pneumomediastino

-    Sd de Mallory-Weiss

-    Sd de Boerhaave

-    Faringite

-    Esofagite

-    Distúrbios hidro-eletrolíticos

 

          No caso aqui ilustrado, após recobrar a consciência o paciente admitiu que nos últimos meses tem se preocupado mais com sua imagem corporal, nega recusa alimentar e uso de laxativos ou diuréticos, mas refere induzir vômitos depois de refeições copiosas, afirmou também consumir grandes quantidades de bebidas cafeinadas para manter-se disposto. A combinação de  hipocalemia, induzida por inúmeros episódios de êmese, com o excesso de cafeína, proveniente dos energéticos, podem ter levado o paciente a apresentar o Torsades de Pointes, pelo qual ele foi admitido.

 

REFERENCIAS:

         

          Harrison's Principles of Internal Medicine 19e

         

          Current Medical Diagnosis & Treatment 2019

 

          http://dx.doi.org/10.1136/archdischild-2018-rcpch.29

         

          https://pocketdentistry.com/esthetic-dentistry-and-eating-disorders/

 

          Russell GFM: Bulimia nervosa: an ominous variant of anorexia nervosa, Psychol Med 1979;9:429-448.