2019 - Liga de Medicina Clínica - Universidade Federal do Ceará

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram - @lmcufc

Biblioteca Clínica

Nessa sessão, você encontrará quatro possibilidades para treinar o seu raciocínio clínico: a "Imagem da Semana", o "Caso Conduta", as "Aulas Complementares" e os "Mapas Conceituais". Por meio destes três recursos, esperamos que você consiga desenvolver seu raciocínio diagnóstico, sua acurácia no pedido dos exames complementares e um maior leque de informações para incrementar o seu diagnóstico etiológico!

A discussão de casos deve ser estimulada desde o início da faculdade, devido a sua importância na formação do raciocínio médico. Entetanto, faz-se necessário lembrar que a forma mais válida para estudar os casos clínicos é estudando as queixas e não as doenças. Aqui você terá acesso a casos breves e a explicações sucintas, porém fundamentais.

Essa sessão busca melhorar o entendimento dos estudantes de medicina e profissionais da área da saúde acerca dos diferentes métodos diagnósticos complementares. Quando pedir? Esse exame era necessário? Como abordar essa queixa? Então, essa atividade é desenvolvida durante duas quintas-feiras, nas quais incialmente é apresentado o caso e traçado objetivos, para que na semana seguinte, com domínio do assunto, os membros discutam a queixa, peçam os exames e comentem aqueles pedidos no caso, além de discutir a conduta terapêutica tomada. 

A faculdade deixa muitas lacunas durante a graduação, e se tratando dos temas amplos da clínica médica essas lacunas são ainda maiores. Pensando nisso, a LMC disponibiliza suas aulas, com temas que provavelmente você nunca verá na faculdade, ou se o fizer será por outra perspectiva.

Please reload